segunda-feira, 23 de julho de 2012

Da África, com amor



Luanda, julho de 2012
Estou a milhares de quilômetros de casa, a saudade bate e o coração às vezes fica apertado. A realidade aqui em é muito diferente daquela que estava acostumada a viver no dia a dia.

Não reclamo, faz parte de meus esforços; sempre sonhei em estar no continente africano. Angola é grande, eu estou em Luanda, na capital. Está fazendo um mês que cheguei, ainda tem muitas coisas que não compreendo, não sei se um dia compreenderei.

Os primeiros dias foram os mais difíceis. A adaptação é um pouco dolorida, o corpo doí, a mente  questiona, e os olhos não acreditam em tudo o que se vê.  Embora o idioma seja o mesmo, é preciso acostumar os ouvidos e entender os costumes.

Comecei a escrever assim que cheguei, mas nem sempre tenho acesso à internet, à luz e à água. Já rediji muitas linhas, mas aos poucos vou editá-las. Nem tudo o que escrevi quando cheguei  ainda é verdade. As coisas mudam e a minha percepção também mudou.

 O povo é lindo, as vestes muito variadas e os costumes são milenares e inacreditáveis. Para uma brasileira que não tinha conhecimento algum sobre as culturas africanas, é realmente algo impressionante.

Neste primeiro mês posso afirmar que já vi muito mais do que vi em toda a minha vida, levando em conta todas as questões culturais e históricas do contexto em que estou inserida.  Há o ditado que diz: uma imagem vale mais que mil palavras. E é isso mesmo. Espero, humildemente, conseguir traduzir em palavras os acontecimentos que presenciei e ainda vou viver aqui. 

Aos poucos, bem devagar, vou conhecendo Angola. Resignação ou não, sei que não conseguirei compreender tudo, mas o que importa é que essa experiência irá mudar a minha vida, para melhor. 

Quando me faltarem palavras usarei as imagens captadas pela minha câmera fotográfica. Com grande prazer compartilharei minha vida aqui na África com todos vocês.

Acreditem, receber um retorno de vocês será muito importante para mim.

Com carinho,

Julcimery Schreiber
Jornalista | Missionária

2 comentários:

  1. Não deixe de postar... uma delícia ler cada linha e tentar imaginar o que vc esta vivendo!!
    Sorte, dias incriveis e muitos momentos especiais é o meu desejo para vc...
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  2. Estou amando seus textos! Vamos todos acompanhar sua jornada por aqui! Beeijo Julci!

    ResponderExcluir